
Warby Parker: Da perda de um par de óculos para uma revolução bilionária
CASE
Warby Parker: Da perda de um par de óculos para uma revolução bilionária


(Imagem: Wharton Magazine)
O ano era 2008. Dave Gilboa estava de viagem pela Tailândia quando perdeu seus óculos da Prada — que custavam cerca de US$ 700. Até aí, um preço “esperado”. Afinal, estamos falando de uma marca de grife.
- No entanto, o choque veio após comprar o iPhone 3G, que tinha acabado de sair. O preço? Por volta de US$ 200.
Inconformado, ele começou a se perguntar: por que raios um par de óculos custava tanto? Foi aí que ele descobriu a verdadeira razão: Luxottica.
A gigante europeia praticamente monopolizava toda a indústria — de marcas a lojas de varejo. Não havia concorrência real. E, sem concorrência, os preços disparavam para o céu.
Indignado, Dave estava decidido a fazer algo diferente. Após começar o seu MBA na renomada Wharton Business School, ele conheceu Neil Blumenthal, Andy Hunt e Jeff Raider, que entenderam a sua frustração.
Corta para fevereiro de 2010…
Os quatro desenharam a ideia: uma marca de óculos de alta qualidade, vendida diretamente ao consumidor — online — por apenas US$ 95 (incluindo lentes de prescrição).
Mas… Havia um problema. Quem compraria óculos pela internet sem experimentar? Entra o modelo Home Try-On. O cliente escolhia cinco modelos, recebia em casa, experimentava e depois devolvia.

Eis que, em fevereiro de 2010, com um total de US$ 120 mil, nascia a Warby Parker — o nome inspirado em personagens do escritor Jack Kerouac.
Economizando seus custos ao máximo, eles investiram em uma pessoa de relações públicas do ramo da moda para ajudar na conscientização da marca. A Vogue e a GQ escreveram sobre o lançamento, com a GQ se referindo à companhia como "a Netflix dos óculos".
Os artigos foram publicados assim que o site da empresa foi lançado, e o negócio foi rapidamente inundado de pedidos. Em três semanas, a Warby Parker atingiu suas metas de vendas do primeiro ano.
- O que parecia loucura virou febre. Eles tinham uma lista de espera de 20.000 clientes — tudo isso enquanto os fundadores ainda eram estudantes em tempo integral, trabalhando em seus apartamentos.
As pessoas amavam a ideia de comprar óculos de qualidade, estilosos e acessíveis, sem sair de casa. Além disso, a marca tinha um propósito: para cada par vendido, outro era doado para alguém em necessidade — algo parecido ao que a Reserva faz no Brasil.
Expandindo além da esfera da internet
À medida que o negócio crescia, os clientes começaram a ligar para os fundadores e perguntar se poderiam experimentar os óculos pessoalmente.
Logo, eles os convidavam para seus apartamentos e colocavam os produtos nas mesas da sala de jantar. Eles descobriram que as pessoas adoravam conhecer quem estava por trás da marca.
Em agosto de 2010, a empresa mudou-se para Nova York e ajustou parte de seu escritório para ser um showroom em que as pessoas pudessem comprar óculos. De repente, estavam a caminho de fazer US$ 3 milhões em vendas.
Já em 2013, a Warby Parker abriu uma loja física em Manhattan... fugindo bastante do padrão clássico das lojas de óculos. Abaixo um vídeo daquele ano mostrando os bastidores da unidade.
A unidade era projetada como uma biblioteca elegante: aconchegante, convidativa, com livros e assentos confortáveis. Não havia táticas de vendas agressivas.
- Além disso, os funcionários usavam iPads para acessar instantaneamente os perfis dos clientes, unindo as experiências online e offline.
Não demorou muito para que outras unidades fossem abertas, especialmente devido à introdução de exames oftalmológicos nas lojas. Em 2019, mais de 60% das transações da Warby Parker foram feitas via varejo físico. Em 2023, a cifra subiu para 67%.
Hoje, a empresa tem mais de 260 lojas espalhadas pelos Estados Unidos e Canadá. Além dos exames de vista, na maioria delas oferece aos clientes a possibilidade de comprar lentes de contato.
Já em 2021…
A Warby Parker abriu o capital na bolsa e alcançou um valor de mercado de quase US$ 7 bilhões. Abaixo o momento do anúncio oficial.
Nos anos seguintes, a empresa obteve bons resultados — e os números não mentem.
- Quase US$ 670 milhões de faturamento em 2023;
- Pouco mais de US$ 770 milhões de receita e mais de 2,5 milhões de clientes ativos em 2024.
🔮 Looking forward. A meta de longo prazo da empresa é ter mais de 900 locais entre os EUA e o Canadá. A Warby Parker já doou mais de 15 milhões de pares de óculos por meio do programa "Compre um Par, Doe um Par”.
Espera-se que o tamanho do mercado global de óculos atinja US$ 323,76 bilhões até 2030, registrando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,3% de 2024 a 2030.

Redação
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