
TikTok Shop: A plataforma que já está mudando a forma como compramos online
CASE
TikTok Shop: A plataforma que já está mudando a forma como compramos online


(Imagem: Search Engine Journal)
Atualmente, cerca de 50 milhões de americanos acessam o TikTok por dia. Alguns simplesmente rolam a tela do celular, outros dançam, fazem lives e, claro, compram no agora famoso TikTok Shop.
Lançada nos EUA em setembro de 2023, a plataforma entrou em um mercado já saturado, com diversos aplicativos de social commerce disputando atenção, cliques, engajamento e vendas.

No entanto, em apenas um ano, a projeção era que TikTok convertesse mais usuários em compradores do que qualquer um de seus concorrentes tradicionais — e a expectativa é que esse número continue crescendo nos próximos anos.
Estima-se que os consumidores gastem, em média, US$ 32 milhões por dia dentro do TikTok Shop, dinheiro que não vai apenas para grandes marcas, mas também para pequenos negócios.
Mas vamos voltar um pouco e ver como o TikTok passou de um app de compartilhamento de vídeos a um gigante do “comércio social” em pouco mais de um ano…
Um algoritmo vencedor
Em 2024, o TikTok Shop adicionou aproximadamente 12 milhões de compradores nos EUA, quase o dobro do crescimento combinado de compradores do Instagram e Facebook.
A empresa atribui o seu crescimento acelerado e a sua crescente popularidade à forma como transformou o e-commerce de descoberta em um mecanismo altamente eficiente.
Contextualizando: O TikTok Shop é um marketplace semelhante ao Temu e à Amazon, em que os usuários encontram uma ampla variedade de produtos, desde roupas retrô até produtos para a casa chineses ou mesmo itens de grandes marcas.
No entanto, o que diferencia o TikTok Shop é a maneira como ele integra as compras à experiência nas redes sociais, aproveitando seu algoritmo social já existente.
Acontece que aplicativos de e-commerce como a Amazon usam algoritmos para prever hábitos de compra. Enquanto isso, o TikTok trata a publicidade como conteúdo
Na prática, ele usa seu algoritmo social para decidir o que pode te interessar com base nos seus hábitos de visualização de conteúdo, em vez do seu histórico de compras. Os números comprovam isso.
- Estima-se que quase 44% dos usuários do TikTok na Terra do Tio Sam tenham feito pelo menos uma compra no TikTok Shop em 2024;
- Desses compradores, 71% dizem que começam a comprar no aplicativo depois de encontrar um produto no feed.

Do outro lado da equação...
Existem também os 7,5 milhões de negócios nos EUA “hospedados” no TikTok. Quase 40% dos pequenos empresários que utilizam a plataforma afirmam que ela é essencial para o sucesso de seus negócios.
Segundo a Crone Consulting, a TikTok Shop está atualmente adicionando até 100 mil novos vendedores por mês, com aproximadamente 2,8 milhões de vendedores ativos.
E esses sellers não estão apenas vendendo produtos. Criadores de conteúdo especializados em e-commerce que encontram produtos que amam na plataforma podem postar sobre eles e ganhar comissões, democratizando o comércio eletrônico.
Isso é especialmente verdade no setor de saúde e beleza, que representa cerca de 80% dos produtos comprados na TikTok Shop, totalizando US$ 1,34 bilhão em vendas em 2024. A plataforma já é o 8º maior varejista de e-commerce do segmento nos EUA.

No entanto, esse cenário pode mudar caso o aplicativo seja banido no país. Após prorrogar o prazo em janeiro, o TikTok tem até o dia 5 de abril para encontrar um comprador para suas operações nos EUA.
- O governo americano afirmou recentemente que um acordo será fechado antes da data final, mas também mencionou que estender o prazo novamente não seria um problema.
- Já no dia 02/04, após diversos interessados, foi a vez da Amazon fazer uma oferta de compra.
Os Estados Unidos são o maior mercado do TikTok, com 136 milhões de usuários ativos mensais. Os americanos passaram mais de 4,8 bilhões de minutos no aplicativo em 2024.
"Ah, mas e o Brasil nisso?" 🇧🇷
O TikTok Shop deve desembarcar oficialmente entre abril e maio. Segundo o Santander, estima-se que a plataforma capture até 9% de todo o e-commerce no país entre 2027 e 2028.
No início, a operação não cobrará um take rate — comissão por intermediação — dos vendedores. A meta é ter pouco mais de 1.000 sellersquando a plataforma for ao ar.
O Brasil é o terceiro maior mercado do TikTok, com mais de 110 milhões de usuários.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se