
Por que todo mundo quer vender proteína?
CASE
Por que todo mundo quer vender proteína?


(Imagem: Food & Wine | Khloud Foods)
O que uma barrinha da BOLD, uma pipoca das Kardashians e um achocolatado da YoPro têm em comum? Todos vendem a proteína como produto principal.
O que antes era um nutriente de nicho — quase exclusivo de atletas — virou uma verdadeira obsessão cultural e um foco central nos hábitos alimentares.
Só nos EUA, uma pesquisa da Bain & Company indica que 44% dos americanos pretendem aumentar seu consumo de proteína até 2025.
Essa mudança de comportamento é impulsionada por influenciadores fitness, tendências nas redes sociais e até por novos medicamentos para perda de peso, como os GLP-1 (Ozempic, Mounjaro, entre outros).
E é claro que gigantes do setor de alimentos, como Kraft Heinz, General Mills e Barilla, não ficaram paradas — e estão investindo pesado em inovação e marketing de produtos proteicos.
Antes de tudo, por que proteína? 💪
Não é de hoje que ela é reconhecida como um nutriente essencial para a atividade física — e para a vida humana como um todo.
Além de ser importante para a síntese muscular — o que atraiu a comunidade fitness —, ela é facilmente encontrada em alimentos comuns e fácil de adicionar a produtos industrializados.

Assim, ela sempre foi relevante para a parte mais ativa da comunidade fitness mundial, mas teve um grande aliado na sua disseminação: a internet.
Influencers e celebridades passaram a promover dietas ricas em proteína, impulsionando alimentos e produtos com o nutriente e alcançando milhões de views em vídeos como este, em que o ator do Homem-Aranha revela sua dieta, além deste aqui.
Quem foi mais rápido saiu na frente
Percebendo o aumento nas buscas e as trends no TikTok que enalteciam o nutriente, as marcas foram rápidas e agiram em dois sentidos:
- Quem já tinha produtos com alta dose proteica passou a evidenciar ainda mais essa informação.
- Quem não tinha, adicionou proteína em literalmente todo tipo de alimento como forma de promoção.
A General Mills — gigante dos cereais — registrou mais de 70 patentes relacionadas à proteína entre 2020 e 2024. Já a Starbucks lançou cafés proteicos em seu cardápio.

No Brasil, as empresas estão aproveitando o hype generalizado das academias para associar seus produtos à trend da suplementação, com marcas como Linea e Danone surfando na onda.
Além de vender mais, as marcas reacendem o próprio funil de consumo: quem vê uma prateleira cheia de produtos proteicos tende a pesquisar sobre o tema — e, consequentemente, a se tornar consumidor.
Os números não mentem 📊
O mercado de proteínas nos EUA (excluindo serviços de alimentação) está projetado para crescer de US$ 89,9 bilhões em 2019 para US$ 126,3 bilhões até 2028.
Esse crescimento é visível pelo aumento no consumo de alimentos como frango e snacks, além da proliferação de produtos enriquecidos com proteína.

Masss… nem tudo é tão simples. O grande desafio da indústria é adicionar proteína sem prejudicar o sabor e a textura dos alimentos, além de manter os preços acessíveis.
Ainda assim, a indústria aposta que essa tendência veio para ficar, já que, diferente de outras dietas que se tornaram populares e depois caíram em desgraça, a proteína conseguiu manter uma reputação “limpa” e positiva.
Takeaways ✍️
No fim, a febre da proteína é um movimento que une ciência nutricional, psicologia do consumidor e um marketing que soube se adaptar às novas tendências.
A reinvenção foi a chave para muitas das grandes marcas, que adicionaram proteína a produtos já estabelecidos — como cereais e massas — para atrair consumidores (tanto novos quanto recorrentes) sem grandes mudanças internas.
Além disso, o “selo de saudável” virou um ativo poderoso: a reputação consistentemente positiva da proteína, ao contrário de outras tendências dietéticas, tornando-a uma aposta mais segura e sustentável para o desenvolvimento de produtos no longo prazo.
PS: Se você gosta de ficar bem e informado com as principais notícias de saúde, clique aqui que não irá se arrepender.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se