O streaming está tomando o controle (remoto) dos esportes ao vivo

CASE

O streaming está tomando o controle (remoto) dos esportes ao vivo

Redação
Redação
12 agosto 2025Última atualização: 12 agosto 2025
Galvão Bueno e Romário narrando um jogo no Prime, serviço de streaming da Amazon

(Imagem: Trivela | Prime Video)

Nos últimos tempos, as grandes ligas esportivas têm enfrentado um certo impasse em relação aos direitos de transmissão: redes de TV tradicionais não ofereciam valores satisfatórios.

  • No caso da Major League Soccer (MLS), a solução foi recorrer à Apple para “salvar” suas receitas.
  • A NBA, por sua vez, quando suas conversas com a Warner Bros. emperraram, buscou a Amazon.

O motivo desse movimento? O custo para transmitir esportes ao vivo disparou, pois eles são basicamente o último tipo de conteúdo que ainda garante grande audiência em tempo real — algo essencial para anunciantes e patrocinadores.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos, a NBA triplicou o valor pago anualmente por seus direitos.

Paralelamente, parceiros tradicionais, como redes a cabo e canais regionais — importantes fontes de receita — estão em forte declínio e até fechando, dificultando o financiamento das ligas.

Aos poucos, o jogo tem mudado

Embora nomes como Disney, Warner e Paramount continuem sendo grandes players no ecossistema esportivo, Amazon, Apple e YouTube possuem mais “bala na agulha” — caso decidam usá-la.

A ESPN, por exemplo, está mais cautelosa. Mesmo tendo o maior portfólio esportivo dos EUA, não pode mais gastar como antes, quando alcançava 100 milhões de lares na terra do Tio Sam apenas via TV a caba — cifra que tem caído desde 2013.

No entanto, tudo indica que continuará investindo, mas escolherá os “esportes mais importantes”. Só na semana passada, o CEO Jimmy Pitaro fechou:

Além disso, em seu novo app — com lançamento marcado para o final de agosto — será a primeira vez que a empresa disponibiliza todos os seus esportes ao vivo online para pessoas que não pagam por TV a cabo.

Já do lado do streaming… 

A Amazon se consolidou como o principal player nos esportes ao vivo, com os direitos da NFL e NBA — em 2024, concordou em pagar US$ 1,8 bilhão por ano para transmitir os jogos da liga estrelada por LeBron James e cia.

Apple e Netflix foram mais seletivas. A empresa da maçã busca controlar a experiência do usuário, por isso opta por certos direitos (como MLS e MLB).

Já a companhia do Tudum, que inicialmente rejeitava esportes, agora investe em eventos grandes para aumentar audiência e impulsionar sua nova receita publicitária, testando negociações com NBA e UFC.

E por falar em UFC… Nesta segunda-feira (11/08), foi anunciado que a liga presidida por Dana White deixará de oferecer pay-per-view e levará todas as lutas para o Paramount+ e a CBS a partir de 2026.

O acordo de direitos nos EUA, de sete anos e US$ 7,7 bilhões, é uma vitória antecipada para o novo presidente da Paramount, David Ellison, que assumiu na semana passada.

Looking forward 🔮

Embora as pessoas ainda consumam mais esportes ao vivo na TV tradicional do que na internet, é apenas uma questão de tempo para que esse comportamento mude.

Agora, os olhos se voltam para a NFL, que deve negociar uma das maiores renovações financeiras da história dos esportes — incluindo um novo pacote desenhado especialmente para serviços de streaming como Netflix e Apple.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã