Nintendo: Do mundo dos consoles ao império do entretenimento

CASE

Nintendo: Do mundo dos consoles ao império do entretenimento

Redação
Redação
19 junho 2025Última atualização: 19 junho 2025
Parque da Nintendo no Japão

(Imagem: Nintendo | Japan Cheapo)

13 de setembro de 1889. Naquele dia, nasceu a Nintendo, uma marca de cartas de baralho japonesas tradicionais que, no futuro, se tornaria uma gigante do entretenimento.

Para se ter uma ideia, a empresa faturou pouco mais de US$ 11 bilhões apenas em 2024.

Agora, mais de 130 anos após sua fundação, a Nintendo tem um novo objetivo: “se tornar a próxima Disney.” Mas esse plano ambicioso começou há algumas décadas.

Senta que lá vem história 🛋️

Após meio século produzindo cartas de baralho e brinquedos, a Nintendo começou a perceber que aquela linha de produtos estava ficando saturada — e que a indústria eletrônica estava em plena ascensão no Japão.

Assim, em 1977, a empresa lançou o console Color TV Game, que vendeu 3 milhões de unidades e era inspirado no sistema Pong, da Atari.

O sucesso foi uma virada de chave para a empresa, que posteriormente lançou consoles como o NES, Super Nintendo, Game Boy e, já no século 21, o Nintendo DS e o Wii — ambos com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

Mas como nem tudo são flores… a empresa teve dois fracassos mais recentes com o 3DS e o Wii U — este último, o console menos vendido da história da Nintendo, o que causou uma crise interna na companhia.

Esse momento crítico fez a Nintendo perceber que não poderia depender exclusivamente da venda de consoles, o que iniciou uma revolução interna.

O Switch que a Nintendo precisava 🎮️

A empresa começou a buscar formas de se adaptar ao novo mercado. Primeiro, veio a entrada no mundo mobile, com jogos como Pokémon Go, Super Mario Run, entre outros.

  • Além de abrir uma nova fonte de receita, os jogos também ampliaram o alcance entre novas gerações, colocando a Nintendo novamente em evidência.

Em paralelo, a empresa desenvolveu um novo console híbrido — que pudesse ser jogado na TV e levado no bolso. Eis que, em 2017, nasceu o Nintendo Switch.

(Imagem: The Wall Street Journal)

O resultado? Foram 15 milhões de unidades vendidas no primeiro ano e um total de 152 milhões até hoje, tornando-o o 3º console mais vendido da história.

Com essas duas frentes, os lucros da Nintendo dispararam. A receita dobrou em 2018, impulsionada principalmente pelo Switch. Atualmente, a empresa é a 4ª maior do mundo no setor de videogames.

Corta para 2025… A Nintendo lançou o Switch 2, com tela maior, processador mais potente e armazenamento expandido — e bateu mais um recorde: 3,5 milhões de unidades vendidas em apenas 4 dias.

A Disney do futuro? 🎢

Apesar dos sucessos recentes, ainda faltava um último passo para consolidar o novo momento da Nintendo: o plano “Disney”.

Em 2015, logo após o fracasso do Wii U, a Nintendo fechou um acordo com a Universal para expandir sua presença em parques temáticos.

A primeira área da marca foi inaugurada na Universal Japan em 2021 — e já foi replicada em Hollywood e Orlando.

Em 2018, a empresa anunciou a produção de um filme baseado em Super Mario, em parceria com a Illumination, produtora responsável pela bilionária franquia Meu Malvado Favorito.

Super Mario Bros. O Filme estreou em 2023 e atingiu uma bilheteria global de quase US$ 1,4 bilhão, tornando-se a 5ª animação de maior sucesso da história do cinema.

🔮 Looking Forward: A empresa pretende expandir ainda mais os parques Super Nintendo e lançar um novo filme do Mario e um de The Legends of Zelda.

Além disso, quer abrir diversas lojas físicas pelo mundo. O objetivo? Se consolidar como um verdadeiro império de entretenimento — à la Disney.

Takeaways ✍️

Desde os anos 70, a história da Nintendo é cheia de inovação e adaptação, começando na transformação para os jogos eletrônicos e indo até a reinvenção pós-crise com o Switch.

Além disso, a empresa foi um belo exemplo de diversificação nas fontes de receita e aumento na participação da vida do cliente, transformando jogos memoráveis em parte do cotidiano de milhões de pessoas.

Agora, parte para uma missão ainda mais ousada — e que, ao que tudo indica, está dando muito certo.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã