
Haidilao: A rede chinesa que extravasa no serviço ao cliente
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Haidilao: A rede chinesa que extravasa no serviço ao cliente


(Imagem: Bangkok Post)
Em um mundo com cada vez mais opções de comida e uma indústria de restaurantes e serviços alimentícios que projetava superar US$ 1 trilhão em receita só nos Estados Unidos em 2024, um nome tem chamado a atenção.
Trata-se da Haidilao, uma rede chinesa focada em hot pot, um tipo de refeição milenar no qual as pessoas cozinham carnes, legumes e outros items em diferentes tipos de caldos colocados ao centro da mesa.
Em 2024, a empresa alcançou um valor de mercado de mais de US$ 9 bilhões. O seu diferencial? Experiência do cliente.
- A empresa disponibiliza serviços de manicure e massagem enquanto os clientes esperam na fila;
- Há salas de jogos com babás para crianças em quase todos os estabelecimentos;
- Os garçons dançam quando são solicitados e a empresa até tem uma boy band. Veja abaixo.
Como o hot pot em si não é um prato exclusivo da Haidilao, a marca teve que construir um ambiente e uma cultura de serviço única para fazer com que as pessoas quisessem voltar mais vezes.
- Além disso, a empresa prepara toda a sua comida em cozinhas centralizadas fora do local, o que mantém os custos indiretos baixos.
Toda essa estratégia não só ajudou a diferenciar a rede de seus concorrentes como contribuiu para que o lucro líquido da Haidilao atingisse US$ 620 milhões em 2023 — quase o dobro do valor de 2019.
A empresa quer aumentar sua presença nos EUA 🇺🇸
Ao todo, a Haidilao possui mais de 1.300 unidades na China e mais de 110 em solo internacional, das quais 13 estão nos Estados Unidos, país no qual a empresa pretende expandir.
O motivo: Desde a inauguração de seu primeiro restaurante em 2013 na cidade de Los Angeles, a América do Norte (inclui Canadá) se tornou o 2º maior mercado internacional da marca, respondendo por quase um quarto de sua receita no exterior em 2023.
Para isso, em maio de 2024, a Super Hi, operadora internacional da rede, foi listada na terra do Tio Sam, arrecadando quase US$ 53 milhões com suas ações subindo mais de 40% em sua estreia na NASDAQ. Veja abaixo como foi.
Embora novos IPOs de empresas chinesas nas bolsas americanas tenham caído nos últimos anos por causa das tensões entre Washington e Pequim, analistas dizem que os planos de expansão da Haidilao desafiam esse atrito entre as nações.
Isso porque, na prática, as pessoas não estão preocupadas em gastar US$ 100 nos restaurantes da rede em comparação a gastar US$ 35 mil em um carro da BYD, que é então apresentado como uma ameaça a empregos de americanos.
Contudo, existem desafios. Afinal, uma coisa é exportar apenas o estilo de comida servido — no caso, o hot pot —, a outra é internacionalizar os demais serviços oferecidos.
Por exemplo, a rede teve que encerrar a oferta de manicure nos EUA porque, como restaurante, não conseguiu uma licença de negócios de cosmetologia.
✅ O controle de qualidade é outra preocupação. A empresa tem mais de 1.400 pontos de venda no mundo, todos operados diretamente pela Haidilao — a marca não possui franquias.
- Dito isso, a rede aspira crescer e se tornar uma gigante global como o McDonald's e, em março de 2024, anunciou que está considerando franquear seus negócios.
Looking forward: O sucesso da Haidilao depende principalmente da comunicação direta entre clientes e sua equipe. Se o Franchising pode ou vai mudar isso, ainda é uma incógnita.

Redação
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