Haidilao: A rede chinesa que extravasa no serviço ao cliente

CASE

Haidilao: A rede chinesa que extravasa no serviço ao cliente

Redação
Redação
30 janeiro 2025Última atualização: 30 janeiro 2025
Haidilao

(Imagem: Bangkok Post)

Em um mundo com cada vez mais opções de comida e uma indústria de restaurantes e serviços alimentícios que projetava superar US$ 1 trilhão em receita só nos Estados Unidos em 2024, um nome tem chamado a atenção.

Trata-se da Haidilao, uma rede chinesa focada em hot pot, um tipo de refeição milenar no qual as pessoas cozinham carnes, legumes e outros items em diferentes tipos de caldos colocados ao centro da mesa.

Em 2024, a empresa alcançou um valor de mercado de mais de US$ 9 bilhões. O seu diferencial? Experiência do cliente.

  • A empresa disponibiliza serviços de manicure e massagem enquanto os clientes esperam na fila;
  • Há salas de jogos com babás para crianças em quase todos os estabelecimentos;
  • Os garçons dançam quando são solicitados e a empresa até tem uma boy band. Veja abaixo.

Como o hot pot em si não é um prato exclusivo da Haidilao, a marca teve que construir um ambiente e uma cultura de serviço única para fazer com que as pessoas quisessem voltar mais vezes.

  • Além disso, a empresa prepara toda a sua comida em cozinhas centralizadas fora do local, o que mantém os custos indiretos baixos.

Toda essa estratégia não só ajudou a diferenciar a rede de seus concorrentes como contribuiu para que o lucro líquido da Haidilao atingisse US$ 620 milhões em 2023quase o dobro do valor de 2019.

A empresa quer aumentar sua presença nos EUA 🇺🇸

Ao todo, a Haidilao possui mais de 1.300 unidades na China e mais de 110 em solo internacional, das quais 13 estão nos Estados Unidos, país no qual a empresa pretende expandir.

O motivo: Desde a inauguração de seu primeiro restaurante em 2013 na cidade de Los Angeles, a América do Norte (inclui Canadá) se tornou o 2º maior mercado internacional da marca, respondendo por quase um quarto de sua receita no exterior em 2023.

Para isso, em maio de 2024, a Super Hi, operadora internacional da rede, foi listada na terra do Tio Sam, arrecadando quase US$ 53 milhões com suas ações subindo mais de 40% em sua estreia na NASDAQ. Veja abaixo como foi.

Embora novos IPOs de empresas chinesas nas bolsas americanas tenham caído nos últimos anos por causa das tensões entre Washington e Pequim, analistas dizem que os planos de expansão da Haidilao desafiam esse atrito entre as nações.

Isso porque, na prática, as pessoas não estão preocupadas em gastar US$ 100 nos restaurantes da rede em comparação a gastar US$ 35 mil em um carro da BYD, que é então apresentado como uma ameaça a empregos de americanos.

Contudo, existem desafios. Afinal, uma coisa é exportar apenas o estilo de comida servido — no caso, o hot pot —, a outra é internacionalizar os demais serviços oferecidos.

Por exemplo, a rede teve que encerrar a oferta de manicure nos EUA porque, como restaurante, não conseguiu uma licença de negócios de cosmetologia.

O controle de qualidade é outra preocupação. A empresa tem mais de 1.400 pontos de venda no mundo, todos operados diretamente pela Haidilao — a marca não possui franquias.

Looking forward: O sucesso da Haidilao depende principalmente da comunicação direta entre clientes e sua equipe. Se o Franchising pode ou vai mudar isso, ainda é uma incógnita.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã