Como o WeChat dominou o coração dos chineses
CASE
Como o WeChat dominou o coração dos chineses
(Imagem: Bloomberg News)
Tudo começou em 2010. A gigante de tecnologia chinesa Tencent decidiu explorar a ascensão dos smartphones para lançar um novo aplicativo de mensagens.
Para isso, reuniu um pequeno grupo de pessoas da equipe do QQ Mai — seu principal produto na época — para criar algo que pudesse competir com outras equipes de produtos de outras divisões da Tencent.
Esse time de apenas 7 engenheiros criou uma primeira versão em apenas 3 meses e, em janeiro de 2011, foi lançado o Weixin, um app simples de mensagens e compartilhamento de fotos. Mas o sucesso não foi imediato.
Observando a concorrência de aplicativos mais consolidados, percebeu-se que precisariam ter um diferencial.
- Eis que, 4 meses após o lançamento, o Weixin habilitou as mensagens de voz, permitindo que as pessoas enviassem pequenas notas de áudio.
A lógica era simples… À época, o teclado para digitar caracteres chineses não era fácil de se usar e os consumidores consideravam o envio de notas de voz mais intuitivo, pessoal e conveniente.
O resultado: O app alcançou os 100 milhões de usuários no primeiro ano e, com isso, a Tencent decidiu comercializá-lo internacionalmente e o renomeou como WeChat em 2012.
Em julho de 2013, inclusive, a empresa contratou Lionel Messi para ser o rosto de anúncios tanto de TV e quanto de outdoors.
A importância de resolver seus próprios problemas
Também em 2013, lançou-se o WeChat Pay, um serviço de carteira digital incorporado ao app que permite aos usuários realizar pagamentos móveis e enviar dinheiro entre contatos.
Mas a novidade não tracionou do jeito que eles esperavam. Para impulsioná-la, a “solução” foi resolver outro problema vivido por quem trabalhava na Tencent.
A empresa possui um costume — que segue uma tradição chinesa — no qual os gerentes presenteiam cada funcionário com um envelope vermelho contendo um pequeno presente em dinheiro no primeiro dia útil após o feriado do Ano Novo Chinês.
Acontece que, à medida que a empresa crescia, estava ficando inviável para alguns gestores distribuírem tantos Red Packets.Por isso, pediram uma solução técnica para o problema antes da celebração de 2014.
A primeira versão do WeChat Red Packets foi desenvolvida em 3 semanas e testada internamente para identificar bugs.
- A equipe responsável também observou como amigos e familiares utilizavam o produto antes de sua estreia.
Lançado oficialmente às vésperas do Ano Novo Chinês (30/01), usuários poderiam enviar o dinheiro diretamente a uma pessoa ou distribuir uma quantia fixa de forma aleatória entre um grupo de amigos.
Esse dinheiro era depositado na conta WeChat Pay de cada usuário, que então poderia ser usado para fazer algumas compras.
A iniciativa foi um sucesso entre os 400 milhões de users do WeChat. Mais de 40 milhões de envelopes vermelhos virtuais foram enviados, totalizando 400 mi de yuans —à época, cerca de US$ 64 milhões.
No Ano Novo Chinês seguinte, de 2015, a cifra foi de 1 bilhão.
O sucesso do WeChat Red Packets também catapultou o uso do WeChat Pay, com o número de usuários saltando de 30 milhões para 100 milhões um mês após o lançamento do WeChat Red Packets em 2014. Isso, sim, que é “matar dois coelhos com uma só cajadada”. risos.
Muito além da nova aderência, a iniciativa foi necessária para construir a confiança entre os users antes de estender o recurso para possibilitar outros tipos de pagamentos, como, por exemplo, no varejo online e offline.
As vitórias do WeChat Pay não pararam por aí…
Também em 2014, a Tencent fechou uma parceria com a DiDi — a Uber da China e a dona da 99 — para facilitar o pagamento no app para as corridas dos clientes do WeChat.
- Contudo, em 2021, após uma decisão dos reguladores chineses, o Didi teve que ser removido do aplicativo.
Corta para 2016. O WeChat Pay virou o 2º player mais importante no cenário de pagamentos da China, atrás apenas do AliPay, da Alibaba.
Seu volume médio diário de pagamentos em dezembro superou 600 milhões de transações, quase o dobro em relação ao mesmo período de 2015.
Hoje, o WeChat é praticamente uma necessidade entre os chineses, por ter virado um ecossistema de recursos e serviços, incluindo pagamento de contas, delivery, jogos online e até entrar com um pedido de divórcio. Os números não mentem:
- Em 2023, o WeChat Pay teve 935 milhões de usuários ativos no país.
- Dos mais de 1,37 bilhão de usuários globais, cerca de 1 bilhão estão baseados na China.
Em 2024, o valor da marca WeChat está em US$ 42 bilhões, uma queda de 16% ano contra ano. No ano passado, o super app foi a 4ª marca de mídia mais valiosa do mundo.
Redação
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