Como Mukesh Ambani revolucionou o cenário de telecomunicações na Índia
CASE
Como Mukesh Ambani revolucionou o cenário de telecomunicações na Índia
(Imagem: Dazeinfo)
O ano era 2010. O mega empresário Mukesh Ambani decidiu comprar uma empresa que tinha acabado de adquirir uma licença 4G na Índia.
À época, isso foi considerado um movimento arriscado, pois menos de 1 em cada 10 indianos estava online.
Para se ter uma ideia, empresas como a Airtel e a Vodafone ainda estavam focadas em lançar serviços 3G e poucas pessoas no país possuíam smartphones com capacidade 4G.
Além disso, existiam dúvidas se as pessoas estariam dispostas a pagar por uma internet mais rápida, uma vez que gastavam cerca de US$ 2/mês em seus celulares para realizar, primordialmente, chamadas de voz.
No entanto, Ambani sabia que os ventos iriam mudar e, a partir de 2013, ele começou a construir uma rede visando poder fornecer o 4G sem fio mais barato do mundo... Mas não era qualquer rede.
- Cobertura em mais de 18 mil cidades e 200 mil vilarejos;
- Mais de 200 mil torres de celular;
- Cerca de 240 mil quilômetros de cabos de fibra óptica de alta tecnologia.
Corta para 2016… 🔜
O mercado de telecomunicações da Índia não era dos mais organizados. Os preços de dados estavam entre os mais altos do mundo, as quedas entre ligações eram frequentes e as velocidades da internet eram lentas.
Eis que, no início de setembro, Ambani lançou a maior rede 4G LTE do mundo por meio de sua empresa de telecomunicações, a Reliance Jio. Contudo, em vez de cobrar preços premium, ele fez um anúncio que chocou a indústria:
A Reliance Jio passaria a oferecer chamadas de voz, mensagens de texto e roaming gratuitos do dia 05/09/2016 até o final do ano para 90% da população da Índia — isso significava “só” 1,1 bilhão de pessoas.
(Imagem: Mashable)
Além disso, cobraria por volta de US$ 0,75 por gigabyte de dados, um décimo do que outras operadoras indianas cobravam na época — os estudantes teriam ainda mais descontos.
Os concorrentes pensaram que Ambani estava cometendo suicídio empresarial. No entanto, filas se estendiam por quilômetros do lado de fora das lojas Jio.
- Em apenas um mês, a empresa atingiu a marca de 16 milhões de assinantes — um recorde mundial.
Como se isso não bastasse, as outras operadoras perceberam que a rede da Jio era superior às delas. Quando os clientes experimentaram as velocidades incrivelmente rápidas da companhia de Ambani, eles não quiseram voltar. E foi aí que o pânico se instalou nos players do setor.
A concorrência tentou de tudo para parar a Jio, recusando-se a fornecer pontos de interconexão, realizando campanhas publicitárias negativas e até entrando com reclamações regulatórias… Mas era tarde demais.
Em 83 dias após o lançamento, a empresa de Ambani atingiu a marca de 50 milhões de clientes. Em 3 meses, a Jio cresceu mais rápido que o Facebook, o WhatsApp, o Skype ou qualquer outra empresa.
Mas Ambani ainda não tinha terminado...
Em dezembro de 2016, a Jio anunciou que estenderia as mesmas ofertas até março de 2017. Com isso, toda a indústria foi forçada a igualar essas taxas ou “morrer”. Isso desencadeou a maior consolidação da história das telecomunicações:
- No final de fevereiro de 2018, a concorrente Aircel faliu;
- No mês seguinte, a Vodafone se fundiu com a Idea, a maior fusão da indústria de Telecom indiana;
- Já na metade de 2019, a Tata Teleservices foi vendida à Airtel.
A indústria passou de 10 grandes players para apenas 4. E a Jio? Ao final de 2019, sua base de assinantes sem fio em toda a Índia atingiu mais de 300 milhões. Veja o crescimento:(Imagem: Statista)
Sua verdadeira estratégia não era apenas sobre serviços gratuitos, mas mudar como 1 bilhão de indianos compravam on-line, se educavam, faziam pagamentos, consumiam conteúdo e até acessavam assistência médica.
Bottom-line: Em 2018, o investimento de Ambani na construção da maior rede 4G da Índia já havia superado os US$ 30 bilhões.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se