Como Mukesh Ambani revolucionou o cenário de telecomunicações na Índia

CASE

Como Mukesh Ambani revolucionou o cenário de telecomunicações na Índia

Redação
Redação
21 janeiro 2025Última atualização: 21 janeiro 2025
Mukesh Ambani

(Imagem: Dazeinfo)

O ano era 2010. O mega empresário Mukesh Ambani decidiu comprar uma empresa que tinha acabado de adquirir uma licença 4G na Índia.

À época, isso foi considerado um movimento arriscado, pois menos de 1 em cada 10 indianos estava online.

Para se ter uma ideia, empresas como a Airtel e a Vodafone ainda estavam focadas em lançar serviços 3G e poucas pessoas no país possuíam smartphones com capacidade 4G.

Além disso, existiam dúvidas se as pessoas estariam dispostas a pagar por uma internet mais rápida, uma vez que gastavam cerca de US$ 2/mês em seus celulares para realizar, primordialmente, chamadas de voz.

No entanto, Ambani sabia que os ventos iriam mudar e, a partir de 2013, ele começou a construir uma rede visando poder fornecer o 4G sem fio mais barato do mundo... Mas não era qualquer rede.

  • Cobertura em mais de 18 mil cidades e 200 mil vilarejos;
  • Mais de 200 mil torres de celular;
  • Cerca de 240 mil quilômetros de cabos de fibra óptica de alta tecnologia.

Corta para 2016… 🔜

O mercado de telecomunicações da Índia não era dos mais organizados. Os preços de dados estavam entre os mais altos do mundo, as quedas entre ligações eram frequentes e as velocidades da internet eram lentas.

Eis que, no início de setembro, Ambani lançou a maior rede 4G LTE do mundo por meio de sua empresa de telecomunicações, a Reliance Jio. Contudo, em vez de cobrar preços premium, ele fez um anúncio que chocou a indústria:

A Reliance Jio passaria a oferecer chamadas de voz, mensagens de texto e roaming gratuitos do dia 05/09/2016 até o final do ano para 90% da população da Índia — isso significava “só” 1,1 bilhão de pessoas.

(Imagem: Mashable)

Além disso, cobraria por volta de US$ 0,75 por gigabyte de dados, um décimo do que outras operadoras indianas cobravam na época — os estudantes teriam ainda mais descontos.

Os concorrentes pensaram que Ambani estava cometendo suicídio empresarial. No entanto, filas se estendiam por quilômetros do lado de fora das lojas Jio.

Como se isso não bastasse, as outras operadoras perceberam que a rede da Jio era superior às delas. Quando os clientes experimentaram as velocidades incrivelmente rápidas da companhia de Ambani, eles não quiseram voltar. E foi aí que o pânico se instalou nos players do setor.

A concorrência tentou de tudo para parar a Jio, recusando-se a fornecer pontos de interconexão, realizando campanhas publicitárias negativas e até entrando com reclamações regulatórias… Mas era tarde demais.

Em 83 dias após o lançamento, a empresa de Ambani atingiu a marca de 50 milhões de clientes. Em 3 meses, a Jio cresceu mais rápido que o Facebook, o WhatsApp, o Skype ou qualquer outra empresa.

Mas Ambani ainda não tinha terminado...

Em dezembro de 2016, a Jio anunciou que estenderia as mesmas ofertas até março de 2017. Com isso, toda a indústria foi forçada a igualar essas taxas ou “morrer”. Isso desencadeou a maior consolidação da história das telecomunicações:

  • No final de fevereiro de 2018, a concorrente Aircel faliu;
  • No mês seguinte, a Vodafone se fundiu com a Idea, a maior fusão da indústria de Telecom indiana;
  • Já na metade de 2019, a Tata Teleservices foi vendida à Airtel.

A indústria passou de 10 grandes players para apenas 4. E a Jio? Ao final de 2019, sua base de assinantes sem fio em toda a Índia atingiu mais de 300 milhões. Veja o crescimento:(Imagem: Statista)

Sua verdadeira estratégia não era apenas sobre serviços gratuitos, mas mudar como 1 bilhão de indianos compravam on-line, se educavam, faziam pagamentos, consumiam conteúdo e até acessavam assistência médica.

Bottom-line: Em 2018, o investimento de Ambani na construção da maior rede 4G da Índia já havia superado os US$ 30 bilhões.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã