
Como a Xiaomi criou um “celular sobre rodas” de sucesso
CASE
Como a Xiaomi criou um “celular sobre rodas” de sucesso


(Imagem: InsideEVs)
O ano era 2021. Enquanto a Apple discretamente desistia de montar seu carro elétrico, uma empresa chinesa — famosa por vender celulares baratos — fazia exatamente o contrário.
Liderada por Lei Jun — apelidado de “Steve Jobs chinês” —, a Xiaomi decidiu entrar de cabeça no mercado de veículos elétricos.
O primeiro anúncio foi feito em março de 2021, quando o CEO revelou um investimento de US$ 10 bilhões no projeto, a ser realizado ao longo dos próximos 10 anos.
Inspirado em Jobs, Lei Jun tinha uma visão clara: aplicar tecnologia de ponta a um preço acessível, aumentando a participação da marca na vida do consumidor.
- Além disso, a nova divisão serviria como forma de diversificar a receita logo após a empresa ser sancionada pelo governo dos EUA.
Assim, em agosto de 2021, com 300 funcionários iniciais, nasceu a Xiaomi EV Company Limited, acompanhada de perto pelo próprio Jun.
A princípio, foram investidos cerca de US$ 1,4 bilhão no projeto, que tinha como objetivo criar o primeiro carro: um esportivo elétrico, pensado para otimizar as linhas aerodinâmicas e a eficiência energética.
Para acelerar o desenvolvimento, a Xiaomi adquiriu a Deepmotion, uma startup chinesa de direção autônoma, justamente para suprir a demanda dessa área no veículo.
O grande lançamento da Xiaomi 🚗
Assim, no final de março de 2024, a Xiaomi lançou seu primeiro carro, o SU7, com 2 milhões de pessoas assistindo ao vivo.

O lançamento, restrito ao mercado chinês, foi um sucesso. Em apenas 27 minutos, a empresa recebeu mais de 50 mil pedidos, superando as expectativas da companhia.
- O hype foi tão grande que 120 mil modelos foram vendidos nos primeiros 3 dias. Para se ter uma ideia, a fábrica da Xiaomi em Pequim tinha a projeção de produzir 100 mil veículos por ano.
E o preço? Pensando no mercado local, a estratégia foi clara: superar o Model 3 da Tesla (que custava 245 mil yuans, ou cerca de US$ 34 mil), vendendo o SU7 por 215 mil yuans (aproximadamente US$ 30 mil).
Ao todo, foram mais de 135 mil unidades entregues em 2024. No ano, a nova divisão foi responsável por cerca de 9,8% do faturamento global da Xiaomi.
Corta para 2025…
A empresa lançou a “versão ultra” do modelo, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundos e velocidade máxima de 350 km/h.
O carro, inclusive, bateu o recorde para sedãs de 4 portas no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Confira a volta abaixo.
Já no final de maio, a Xiaomi anunciou o YU7, um SUV de luxo e alta performance para competir com o Model Y, da Tesla — o início das vendas está previsto para julho deste ano.
🔮 Looking forward. A empresa pretende lançar mais dois modelos até 2026: o MX11 e o N3. Confira os modelos aqui.
A exportação direta de carros está programada para começar apenas em 2027, quando a marca já deverá estar bem consolidada no mercado chinês na categoria.
Takeaways ✍️
A Xiaomi começou com bastante clareza na missão: superar os modelos da Tesla, integrar mais um “dispositivo” à vida dos consumidores e oferecer um preço competitivo.
Além disso, em vez de montar uma estratégia do zero, a empresa replicou o modelo de sucesso dos celulares: preços acessíveis, lançamento rápido e muita tecnologia embarcada.
Ao analisarmos o macro da empresa, é possível identificar outro objetivo estratégico: o lançamento do carro foi planejado para ampliar a "cobertura" da marca na vida do usuário.
Vale lembrar que, além de celulares e dos carros, a Xiaomi tem produtos para smart home, que vão desde escovas de dente até uma cama inteligente.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se