Como a Sephora revolucionou o varejo de beleza
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Como a Sephora revolucionou o varejo de beleza
(Imagem: RetailWire)
A indústria de beleza, especialmente no segmento de maquiagem, tem um antes e um depois da Sephora.
A gigante varejista que conhecemos hoje tem suas raízes em uma pequena perfumaria chamada Shop 8 inaugurada em 1969 na cidade francesa de Limoges.
À época, o mercado de perfumes e cosméticos era dominado por um modelo de varejo baseado em serviços, em que os funcionários normalmente recebiam comissões com base nas vendas.
No entanto, durante a década de 1970, o fundador Dominique Mandonnaud, observando uma tendência no setor, procurou formas de adaptar o formato de autoatendimento às vendas de perfumes.
Eis que, em 1979, ele lançou uma nova versão da Shop 8:
- Espaço de venda amplo e aberto, colocando os produtos ao alcance dos clientes;
- Ampla gama de marcas, com os itens organizados por família de produtos — mais como supermercados do que como perfumarias;
- Modelo “asssisted-self-service”, no qual os clientes podem testar gratuitamente os produtos na loja.
🪛 THE KEY: Essa estratégiafez as pessoas passarem mais tempo na loja, aumentando a probabilidade não só de comprar como de gastar mais do que inicialmente estavam planejando.
Corta para 1993…
Já com algumas unidades da Shop 8, Mandonnaud adquiriu a rede Sephora e fundiu-a com a sua própria rede de perfumarias, mas mantendo o nome Sephora… E o sucesso veio.
- Em 1996, inaugurou sua principal loja na famosa Champs-Elysées, em Paris, com 1.300m² de área de vendas.
- No ano seguinte, a empresa operava 54 lojas em toda a França e controlava cerca de 8% do mercado varejista francês de perfumes.
O modelo também revolucionou o mercado americano
Em1998, quando a Sephora abriu sua 1ª loja nos EUA, as lojas de departamentos eram, de longe, as vendedoras dominantes de produtos de beleza de prestígio, com uma participação de mercado de 80%. Hoje, esse número foi para 19%.
Para o ex-CEO da Sephora North America, Jean-Andre Rougeot, a geração mais jovem não sentia inclusão na experiência com lojas de departamento como Macy’s. Segundo ele, a rede francesa democratizou dramaticamente o significado da beleza.
Por falar em inclusão… Em 2012, a empresa lançou o Color IQ, um programa que ajuda os compradores a encontrar a base e o corretivo que melhor combina cientificamente com sua pele. Veja abaixo como funciona.
Hoje, as unidades têm quiosques com removedores de maquiagem e lenços para que os clientes possam experimentar mais produtos. Além disso, eles ainda podem pedir ajuda para os “consultores de beleza” que ficam pela loja.
A go-to store para as marcas de cosméticos 💋
O sucesso da Sephora também se deve ao fato de que suas unidades oferecem uma gama diversificada de marcas, incluindo aquelas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar. Isso porque:
- Desde 1997, a empresa faz parte do portfólio do conglomerado de luxo LVMH — adquirida por US$ 262 milhões.
- Quando chegou aos EUA, muitas das marcas estavam contentes com sua distribuição na terra do Tio Sam. Logo, o jeito foi apostar em empresas emergentes, quase como uma “incubadora” de startups do setor.
Através desse relacionamento, que navega entre o indie e o luxo, a Sephora colabora frequentemente com as marcas para oferecer edições limitadas em suas lojas.
Como se isso não bastasse, a empresa lançou sua própria brand no início do século, oferecendo uma gama de mais 400 produtos. Toda essa exclusividade fez com que a rede francesa construísse uma base de clientes fiéis.
Então, o que se vê no Instagram ou no TikTok são vídeos de pessoas que mostram todos os produtos que compraram na rede francesa, falando sobre cada item individualmente.
Muitos desses clientes fiéis são assinantes do programa de recompensa Beauty Insider da Sephora, que tem três níveis diferentes e mais de 30 milhões de membros. Outros números atuais da empresa:
- Mais de 36.000 pessoas no time;
- Mais de 2,7 mil lojas em mais de 35 países;
- Produtos de mais de 500 marcas de beleza;
- Faturamento global de US$ 16 bilhões em 2023.
Redação
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