
Como a Pepsi fez a Coca-Cola tomar o maior risco da sua história
CASE
Como a Pepsi fez a Coca-Cola tomar o maior risco da sua história


(Imagem: Eater)
Engana-se quem ainda acredita que grandes rivalidades se limitam apenas ao esporte. Ao longo das últimas décadas, tivemos — e continuamos tendo — grandes confrontos entre marcas líderes em seus segmentos.
- No entanto, são poucas as empresas que conseguiram traçar embates tão épicos quanto Pepsi e Coca-Cola. Um deles, ocorrido na década de 1970, é comentado até hoje.
Naquele período, o império da Coca-Cola parecia intocável. Sua distribuição era imbatível e sua marca estava em toda parte. Mas a equipe de marketing de sua grande rival percebeu algo entre os consumidores americanos.
Quando as pessoas não conseguiam ver os rótulos, elas preferiam o sabor da Pepsi. Só que, ao mostrar os logotipos, elas quase sempre optavam por uma coquinha. Nascia então o “Pepsi Challenge”.
Em 1975, a empresa visitou inúmeros locais públicos ao redor dos EUA nos quais oferecia às pessoas 2 copos sem identificação, um com a sua bebida e o outro com Coca-Cola. Detalhe: Tudo seria gravado.
Embora o experimento não tenha sido científico e as filmagens pudessem ser facilmente editadas, as pessoas passaram a acreditar e aquilo passou a repercutir, especialmente nos anos 1980. Clique para ver esse ad de 1981:
Com isso, a participação de mercado da Pepsi no país saltou de 6% para 14% durante a duração do desafio.
Em 1984, ela detinha 18,8% do mercado, contra 21,8% da Coca-Cola. Pela 1ª vez, a gigante parecia vulnerável.
Para piorar ainda mais, a Coca-Cola realizou mais de 200 mil testes de degustação… E os resultados foram semelhantes: as pessoas preferiam realmente o sabor mais doce da sua concorrente.
Um anúncio que “paralisou” a indústria 🛑
No dia 23 de abril de 1985, a Coca-Cola deu às boas-vindas à “New Coke”, fazendo mudanças em sua receita após 99 anos. Antes que você pense que isso resolveu… A medida foi um verdadeiro tiro no pé.
- Cerca de 8 mil ligações diárias de clientes reclamando;
- Diferentes grupos de protesto, como a "Old Cola Drinkers of America”, surgiram em todo o país.
O problema foi que a empresa subestimou a ligação emocional dos consumidores fiéis à marca. Quando realizaram a pesquisa de mercado, nunca perguntaram aos participantes como eles se sentiriam se a nova fórmula substituísse a antiga.
Após 79 dias de caos, a empresa admitiu a derrota e anunciou que a bebida estava voltando como “Coca-Cola Classic”.

A reviravolta inesperada. O público os perdoou instantaneamente e, em poucos meses, o refrigerante voltou a ser o mais vendido, à frente da Pepsi, revelando que a marca era mais forte que o próprio produto.
Para muitos, essa batalha mudou o marketing para sempre, mostrando que marcas fortes criam defensores emocionais — muitas vezes, para toda a vida.
Para os curiosos de plantão: Confira outras 19 grandes batalhas de marketing das últimas décadas.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se