Como a Pepsi fez a Coca-Cola tomar o maior risco da sua história

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Como a Pepsi fez a Coca-Cola tomar o maior risco da sua história

Redação
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5 novembro 2024Última atualização: 5 novembro 2024
Pepsi Challenge

(Imagem: Eater)

Engana-se quem ainda acredita que grandes rivalidades se limitam apenas ao esporte. Ao longo das últimas décadas, tivemos — e continuamos tendo — grandes confrontos entre marcas líderes em seus segmentos. 

  • No entanto, são poucas as empresas que conseguiram traçar embates tão épicos quanto Pepsi e Coca-Cola. Um deles, ocorrido na década de 1970, é comentado até hoje. 

Naquele período, o império da Coca-Cola parecia intocável. Sua distribuição era imbatível e sua marca estava em toda parte. Mas a equipe de marketing de sua grande rival percebeu algo entre os consumidores americanos.

Quando as pessoas não conseguiam ver os rótulos, elas preferiam o sabor da Pepsi. Só que, ao mostrar os logotipos, elas quase sempre optavam por uma coquinha. Nascia então o “Pepsi Challenge”. 

Em 1975, a empresa visitou inúmeros locais públicos ao redor dos EUA nos quais oferecia às pessoas 2 copos sem identificação, um com a sua bebida e o outro com Coca-ColaDetalhe: Tudo seria gravado.

Embora o experimento não tenha sido científico e as filmagens pudessem ser facilmente editadas, as pessoas passaram a acreditar e aquilo passou a repercutir, especialmente nos anos 1980. Clique para ver esse ad de 1981:

https://www.youtube.com/watch?v=eiO_JES4yBY

Com isso, a participação de mercado da Pepsi no país saltou de 6% para 14% durante a duração do desafio.

Em 1984, ela detinha 18,8% do mercado, contra 21,8% da Coca-Cola. Pela 1ª vez, a gigante parecia vulnerável. 

Para piorar ainda mais, a Coca-Cola realizou mais de 200 mil testes de degustação… E os resultados foram semelhantes: as pessoas preferiam realmente o sabor mais doce da sua concorrente.

Um anúncio que “paralisou” a indústria 🛑 

No dia 23 de abril de 1985, a Coca-Cola deu às boas-vindas à “New Coke”fazendo mudanças em sua receita após 99 anos. Antes que você pense que isso resolveu… A medida foi um verdadeiro tiro no pé. 

  • Cerca de 8 mil ligações diárias de clientes reclamando;
  • Diferentes grupos de protesto, como a "Old Cola Drinkers of America”, ​​surgiram em todo o país.

O problema foi que a empresa subestimou a ligação emocional dos consumidores fiéis à marca. Quando realizaram a pesquisa de mercado, nunca perguntaram aos participantes como eles se sentiriam se a nova fórmula substituísse a antiga.

Após 79 dias de caos, a empresa admitiu a derrota e anunciou que a bebida estava voltando como “Coca-Cola Classic”. 

(Imagem: The Coca-Cola Company)

A reviravolta inesperada. O público os perdoou instantaneamente e, em poucos meses, o refrigerante voltou a ser o mais vendido, à frente da Pepsi, revelando que a marca era mais forte que o próprio produto.

Para muitos, essa batalha mudou o marketing para sempre, mostrando que marcas fortes criam defensores emocionais — muitas vezes, para toda a vida.

Para os curiosos de plantão: Confira outras 19 grandes batalhas de marketing das últimas décadas.

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