Como a Olipop converteu US$ 100 mil em um bizness de milhões
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Como a Olipop converteu US$ 100 mil em um bizness de milhões
Por mais de 10 anos, dois jovens buscavam, separadamente, criar uma bebida saudável, com muito fibra, baixa em açúcar e que, ainda assim, tivesse um excelente sabor.
Após se conhecerem, Ben Goodwin e David Lester criaram e passaram a construir a Obi, refrigerante probiótico desenvolvido por Goodwin.
Infelizmente, o empreendimento não foi para frente, e os dois decidiram vendê-lo em 2016.
Maaas… A primeira experiência da dupla trouxe algo muito importante: a validação do público para uma bebida mais saudável.
Eis que, em 2018, com US$ 100 mil da venda da Obi e anos de pesquisa e desenvolvimento, nasceu a Olipop, um refrigerante probiótico feito a partir de 8 ingredientes veganos.
Desse montante, cerca de 70% foi destinado ao branding, enquanto o restante foi alocado para a produção em massa do produto.
O primeiro grande desafio: Ter as latinhas presentes nas lojas. Para convencer a distribuidora de levar seus produtos aos pontos de venda, eles teriam que pré-vender a Olipop para pelo menos 100 estabelecimentos.
Goodwin e Lester literalmente passaram de carro por inúmeros mercados com uma pegada mais “natural” nos arredores de São Francisco para apresentar a bebida.
Logo no início de 2019, foram lançados os primeiros 3 sabores do refrigerante e, posteriormente, os fundadores levantaram US$ 2,5 milhões.
- No final do ano, empresa teve uma receita bruta de US$ 852 mil, vendendo apenas em 40 supermercados no norte da Califórnia.
- No ano seguinte, o faturamento chegou a US$ 8,6 milhões e, doze meses depois, quase US$ 30 milhões.
Fast-forward para 2022, a empresa levantou US$ 30 milhões em uma rodada de investimento que contou com o apoio de nomes conhecidos como o das atrizes Gwyneth Paltrow e Mindy Kaling e o grupo musical Jonas Brothers.
No mesmo ano, a Olipop vendeu aproximadamente 50 milhões de latas e alcançou US$ 72,4 milhões em faturamento bruto.
Goodwin, inclusive, disse que, em um de seus maiores parceiros varejistas, a marca já é “maior” que grandes nomes no mercado americano — como Pepsi, Mountain Dew e Canada Dry.
Em 2023, a companhia teve uma média de US$ 20 milhões em vendas por mês e finalizou o ano ultrapassando a casa dos US$ 250 milhões.
A importância de um bom público-alvo
Um dos pontos que mais contribuíram para o sucesso da Olipop foi sua aceitação pela geração Z e parte dos millenials, que constantemente promoveram a marca em redes como Instagram e TikTok.
- Ao que parece, a tendência é compartilhar receitas nas quais o refrigerante pode ser incorporado — que parecem ser infinitas.
O hype em social media não para por aí. Em fevereiro deste ano, a companhia anunciou que estava contratando duas pessoas para viajar pelo país ao longo de alguns meses e promover sua campanha “Real Love Makes Us”.
Looking forward: Para este ano, a empresa projeta um faturamento de US$ 400 milhões e já está visando novos aportes que deixariam a marca com um valor de mercado superior a US$ 800 milhões. Quaaaaase um unicórnio. 🦄
PS: No geral, o mercado global de bebidas probióticas projeta atingir US$ 65,7 bilhões em valor até 202
Redação
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