Como a Gummy criou um bizness de mais de R$ 200 milhões
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Como a Gummy criou um bizness de mais de R$ 200 milhões
Depois passar altos e baixos como revendedor de suplementos alimentícios, o recifense Robson Galvão começou a desenvolver a ideia para o seu negócio após sua irmã lhe mostrar um produto para emagrecer.
O empresário então visitou a fábrica que produzia o item e, com quase todo o dinheiro que tinha, encomendou um lote de suplemento emagrecedor, porém com o nome de sua primeira marca, a Sinelim.
A empreitada não estava trazendo os resultados esperados no começo e Galvão chegou até pedir um empréstimo no banco para não quebrar.
Eis que veio a grande sacada: ele pagou R$ 3 mil para uma influenciadora e ela conseguiu vender mais de R$ 120 mil — detalhe, isso foi em 2016-2017, bem antes do boom desse mercado.
- A partir daí ele começou a utilizar essa estratégia para alavancar seu negócio.
Para Galvão, a época como revendedor revelou a ele que era possível escalar um bizness através da internet. Já com a Sinelim, ele viu que poderia ter margem, mas que também necessitaria de recorrência para sobreviver.
E essas três palavras — escala, margem e recorrência — foram a base para a base da Gummy Hair, sua marca de balas de goma que fortalecem os cabelos criada em 2018, inspirada na empresa americana Sugarbear PRO.
Fora isso, outras 3 palavras são fundamentais para o sucesso da companhia: experiência, conteúdo e influência.
Foram justamente os influenciadores o canal primário tanto de aquisição de clientes como de comunicação de força de marca — vulgo awareness.
Em 2023, o volume de influenciadores contratados pela Gummy era de “algumas centenas”, segundo Galvão.
- A empresa, inclusive, desenvolveu um sistema interno para gerenciar o influenciador e a trajetória dele junto da marca.
Essa junção de produto inovador, categoria inexistente no Brasil — no caso, produtos de bala de goma — e influencers fez com que companhia fizesse mais de 30 milhões em vendas já em 2019.
Em setembro de 2020, a Nutrin Group, controladora da marca, já possuia mais de 200 mil clientes espalhados pelo Brasil e estava alcançando um faturamento mensal 3x maior na comparação com o ano anterior.
- No mesmo período, a empresa lançou 2 novos produtos.
O burburinho gerado nas redes sociais seguiu firme no ano seguinte e fez com que a empresa nativa digital mantivesse um índice de recompra de 20-30%.
A estratégia teve tanto sucesso que eles chegaram a vender R$ 10 milhões em produtos em um único mês.
Fora do digital, a empresa passou a expandir sua presença para o varejo físico no final de 2021, chegando na prateleira das farmácias
- Doze meses depois, o resultado acumulado de vendas ultrapassava os R$ 200 milhões.
Já em 2023, a Nutrin Group entendeu que, ao ter distribuição física, o que completa o faturamento e faz a empresa atingir novos volumes de negócios é mix de produtos.
Para este ano, a marca pretende expandir seu atual portfólio de 18 para 40 produtos até o final do ano.
Com um mercado mais competitivo, a Gummy consegue se manter na dianteira porque criou ou recriou uma categoria de produtos.
- Neste caso, a marca se posiciona a frente de seus competidores porque é a primeira que vem na mente dos consumidores em seu segmento.
Segundo Galvão, os concorrentes só conseguem vencer caso tenham uma grande distribuição de comunicação acompanhada de uma distribuição de vendas robusta.
Looking forward: Neste ano, a Nutrin Group prevê alcançar receitas de R$ 150 milhões e, impulsionada pelo sucesso online dos gummies, a meta para o próximo ano é dobrar esse valor e atingir um faturamento de R$ 300 milhões.
Para isso, a companhia pretende ampliar sua presença de 17 para 40 mil pontos de venda físicos até o final do ano.
Isso sem contar que ela vai até investir em novas formas de comunicação mais tradicionais como uma campanha nacional de publicidade em televisão.
Redação
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