
Como uma necessidade peculiar deu origem ao McFish?
CASE
Como uma necessidade peculiar deu origem ao McFish?


(Imagem: X)
O ano era 1962. Lou Groen, dono do primeiro McDonald’s na região de Cincinnati, no estado de Ohio, estava enfrentando uma grande dificuldade porque 87% da população era católica.
Na época, esse público se abstinha de carne todas as sextas-feiras, não apenas durante a Quaresma.
Vendo como seus clientes trocavam os arcos dourados pelo Frisch’s — popular por seu lanche de peixe — naquele dia da semana, Groen decidiu colocar a mão na massa e criar seu próprio sanduíche de pescado. Eis que nasce o Filet-O-Fish, conhecido no Brasil como McFish.
No entanto, para entrar oficialmente no cardápio, ele teria que derrotar o Hula Burger, lanche criado pelo CEO do Méqui, Ray Kroc, que era composto por pão, uma fatia de abacaxi no lugar da carne e duas fatias de queijo.

Adisputa, entretanto, passou longe de ser acirrada. No dia da “prova de fogo”, o Filet-O-Fish ficou bem à frente do concorrente, conseguindo 350 vendas.
- O sanduíche foi adicionado ao menu em 1963 e chegou a todos os estabelecimentos dos Estados Unidos em 1965.
Anos depois, em 2015, cerca de 25% dos Filet-O-Fish eram foram consumidos durante a Quaresma nos EUA. Em seu auge, A criação de Groen chegou a vender 300 milhões de unidades por ano.
Em 2022, estima-se que o McDonald’s comprava quase 7 milhões de quilos de peixe anuais no país.
Enquanto isso, no Brasil… 🇧🇷
O lanche deixou oficialmente o cardápio em 2019, com o Méqui avaliando que “os custos para mantê-lo não eram sustentáveis com a demanda.”
- No entanto, o McFish construiu uma “legião” de fãs, que se tornou bastante ativas nas redes sociais nos último anos — um perfil no Instagram chamado “Volta McFish” tem mais de 20 mil seguidores.
E esse barulho não foi em vão. Tanto que, desde fevereiro de 2024, o lanche retornou aos menus do McDonald’s por tempo limitado em 3 ocasiões, com a mais recente no dia 25/02/2025.

Inclusive, a marca dos arcos dourados decidiu investir no anúncio e se juntou à coruja mais querida das redes sociais, o Duo, do Duolingo, para anunciar o retorno do McFish aos cardápios no Brasil (veja o vídeo).

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se