
A decisão que gerou o pior pesadelo da história da Kodak
CASE
A decisão que gerou o pior pesadelo da história da Kodak


(Imagem: The Independent Photographer)
Durante a maior parte do século 20, a Kodak foi sinônimo de fotografia. Em 1976, a empresa foi responsável por 85% da vendas de câmeras nos EUA e faturava bilhões anualmente.
Seus produtos capturaram memórias familiares, momentos históricos e eventos que mudaram o mundo. Eles eram imparáveis… Ou assim parecia.
O problema começou em 1975.
Steven Sasson, um jovem engenheiro da Kodak, criou um dispositivo inovador: a primeira câmera digital do mundo. Ela era grande e pesada, capturava imagens em preto e branco e as armazenava em fitas cassete.

No entanto, seus chefes não ficaram impressionados. Quando Sasson apresentou a sua invenção, os executivos da Kodak disseram: “Que bonitinho, mas não conte a ninguém sobre isso.”
O motivo? Eles temiam que a fotografia digital canibalizasse seu negócio de filme, que representava a maior parte de sua receita. Então, eles “enterraram” a ideia.
A Kodak não estava errada sobre o potencial da fotografia digital. Na década de 1990, empresas como Sony, Canon e Fujifilm adotaram a tecnologia, e as câmeras começaram a ficar menores, mais rápidas e melhores.
Enquanto isso, a Kodak estava presa. Eles tinham a tecnologia, mas tinham medo de se disruptar.
Corta para os anos 90...
Em 1991, quatorze anos depois de obter a patente da primeira câmera digital do mundo, a empresa lançou o sistema de câmera digital (foto abaixo). O problema é que, naquela época, o mercado estava ficando lotado.

Contudo, a investida da Kodak no digital estava com força total. Em 1993, a empresa já havia investido US$ 5 bilhões em pesquisas e desenvolvimento de imagens digitais. O resultado?
- Em 1996, sua receita foi de US$ 16 bilhões;
- No mesmo ano, seu valor de mercado alcançou os US$ 31 bi, colocando-a com a 5ª empresa mais valiosa do mundo.
- Já em 2005, a empresa era a marca de câmeras digitais mais vendida nos Estados Unidos.
Maaassss… Entre 1996 e 2012, a Kodak cometeu mais um grande erro. Sua estratégia de negócios baseou-se na falsa suposição de que as pessoas queriam cópias impressas de suas fotos.
O pior ainda estava por vir 📱
Em 2001, a Kodak lançou sua linha Easyshare de câmeras automáticas, em que as pessoas, com o toque de um botão, teriam suas fotos prontas para serem enviadas por e-mail ou impressas. Veja o comercial abaixo.
Embora os consumidores as adorassem, esses tipo de itens logo se tornaram comoditizados. Ou seja, não existiam diferenças entre os produtos x e y além do custo. Com isso, a Kodak lutou para obter lucro.
- No mesmo ano, a empresa comprou um site de compartilhamento de fotos chamado Ofoto e o renomeou para EasyShare Gallery.
Corta para 2007… Com o lançamento do iPhone e a ascensão dos smartphones com câmera integrada, as pessoas deixaram de imprimir fotos e passaram a publicá-las nas redes sociais. E a Kodak poderia ter se adaptado.
Com o EasyShare Gallery, ela poderia ter sido a pioneira de uma nova categoria na qual as pessoas poderiam compartilhar fotos, atualizações pessoais e links para notícias e informações… Poderia.
- Se tivesse renomeado o Ofoto para Kodak Moments e adotado o seu slogan histórico de “compartilhe memórias, compartilhe vida”.
- Com isso, talvez, em 2010, pudesse ter atraído um jovem engenheiro do Google chamado Kevin Systrom para criar uma versão mobile do site em vez de “deixá-lo” fundar um tal de Instagram.
Mas os “se” não existem. A realidade é que a Kodak usou o Ofoto para tentar fazer com que mais pessoas imprimissem imagens digitais. Em 2012, após anos de luta, a Kodak entrou com um pedido de recuperação judicial.
Detalhe: Em abril daquele ano, ela acabou vendendo a Ofoto para Shutterfly por menos de US$ 25 milhões. No mesmo mês, o Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão.
Takeaway
Embora o fracasso na comercialização da câmera digital tenha sido o fator que levou a Kodak ao caminho da falência, talvez o seu pior erro tenha sido a crença de que as pessoas ainda tinham o mesmo desejo por cópias impressas de suas fotos no começo do novo milênio.
O fracasso da Kodak em adotar a câmera digital é uma lição sobre o poder do mercado. Nenhuma empresa pode resistir à mudança e você tem que se adaptar, mesmo que isso signifique competir consigo mesmo.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se