
A aula do McDonald’s de como ser camaleão
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A aula do McDonald’s de como ser camaleão


(Imagem: Gary He | McAtlas)
Você já ouviu falar do lanche do McDonald’s chamado McAloo Tikki Burger? E o McPops? Caso a resposta tenha sido não, fique tranquilo. Acontece que esses itens são vendidos exclusivamente em certos países.
O motivo: Atrair turistas e impulsionar as vendas internacionais, responsáveis pela maior parte receita da empresa em 2023 com US$ 12 bilhões — nos EUA, a cifra foi de US$ 10B.
Austrália, China, Japão e França são alguns dos principais mercados da empresa. Adaptar o seu cardápio ao paladar local é uma estratégia chamada “localization”, e tem sido essencial para o crescimento global do McDonald’s.
Antes, um pouco de história 🧑🏫
Fundado em 1940 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald na cidade de San Bernardino, Califórnia, o restaurante se tornou uma operação de franquia e foi comprado em 1955 por Ray Kroc.
No mesmo ano, o empresário abriu seu 1º restaurante em Illinois, oferecendo apenas 3 opções de comida: um hambúrguer de US$ 0,15, um cheeseburger de US$ 0,19 e batatas fritas por US$ 0,10.
- Com o sucesso, Kroc inaugurou sua 1ª unidade internacional em 1967 no Canadá. Fica a dica de leitura/filme: The Founder, ou Fome de Poder.
Pulando para 2023, o McDonald’s tinha quase 42 mil restaurantes em mais de 100 países — cerca de 13.500 unidades estavam nos EUA.
O processo de adaptação
A maioria dos locais do McDonald's no mundo são administrados e de propriedade de franqueados ou licenciados. Para decidir o que será incluído nos cardápios, são feitos estudos e os sabores locais são incorporados de diversas maneiras.
O 1º passo é adaptar os clássicos do McDonald’s — como os nuggets de frango picantes — para atender aos gostos específicos. Logo, dependendo dos resultados das pesquisas, criam-se novos itens.
- 🇵🇭 Nas Filipinas, serve-se frango frito com McSpaghetti (veja aqui);
- 🇲🇽 Já no México tem o McMolletes, um pão com uma pasta de feijão frito, queijo e vinagrete, como opção de café da manhã.

Quando a empresa entrou na Índia em 1996, criou um menu sem carne bovina, por conta da crença no país de que as vacas são sagradas, oferecendo itens como o Maharaja Mac, feito com hambúrgueres de carneiro.
Nos últimos anos, um dos itens mais populares no país é o McAloo Tikki Burger, um hambúrguer de batata e ervilha misturado com alguns temperos indianos.
Esse sanduíche foi criado pela semelhança com certas comidas de rua indianas, visando criar uma conexão mais pessoal com os clientes ao mesmo tempo que manteve a identidade do McDonald's.
Por falar em identidade… 🇧🇷
O Brasil também possui um lanche vendido somente por aqui: o Cheddar McMelt, criado a partir do Cheddar Melt, sanduíche sazonal lançado em 1988 nos EUA.
Apresentado para o público brasileiro pela 1ª vez em 1994, o item inicialmente ficaria no cardápio por tempo limitado, mas caiu no gosto do povo e ficou para sempre.

Desde então, se tornou um dos lanches mais vendidos da rede no Brasil, figurando no TOP-3 em 2019.
Um mundo de possibilidade
Alguns dos itens internacionais mais populares se espalharam até mesmo pelos cardápios do McDonald's em todo o mundo.
- 🇨🇦 O McFlurry começou no Canadá e hoje é uma das sobremesas mais populares da rede em nível global.
- 🇨🇳 O McSpicy foi lançado como uma variação de sabor na China e agora foi adotado em todo o mundo.
O McDonald’s aproveitou a popularidade do K-pop e, em 2021, lançou uma refeição por tempo limitado com o grupo sul-coreana BTS, que incluía molhos inspirados nos sabores da Coreia do Sul.
A promoção provocou um aumento de 40% nas vendas globais em relação ao ano anterior e aumentou significativamente as vendas dos McNuggets durante esse período.
Mas… Algumas ideias não têm tanto sucesso. Inspirado no McVegan, sanduíche vegetariano instituído na Europa em 2017, o McDonald’s criou o McPlant, que usava um hambúrguer à base de batata, ervilha e arroz.
- A empresa testou em alguns mercados e, se por um lado ele se tornou um item permanente em países como a Holanda, a iniciativa foi descontinuada nos EUA.
Embora seja lucrativo ter uma ampla seleção de itens em todo o mundo, o McDonald’s procurava simplificar algumas de suas ofertas no ano passado. Nas palavras do CEO, esse foi um dos motivos:
“Tínhamos 70 versões diferentes e distintas no mundo de como seria um sanduíche de frango crocante. [Eu] não preciso de 70 permutações diferentes de sanduíche de frango.”

Redação

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